sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O processo de ensino e a aprendizagem a partir do Filme: Os escritores da liberdade


Michele Gomes Alves
Orientador: Prof. Ermínio de Sousa Nascimento
O filme, Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007), aborda a questão de uma aprendizagem efetivamente posta em prática em total comunhão com a vivência individual e coletiva dos educandos e as dificuldades enfrentadas por educadores que com abordagens diferentes, se depara com um sistema burocrático e excludente, neste ponto percebemos a semelhança com o que Cipriano Luckesi em sua Obra Filosofia da Educação nos fala, quando ele se refere aos métodos de ensino na Tendência Progressista Libertadora em que o verdadeiro conhecimento se dá mediante um autêntico diálogo e só assim educandos e educadores se conhecerão melhor, enquanto que nas Tendências Tradicionais e Tecnicistas o que se dá é uma “Educação Bancária” não há uma preocupação com o aluno em si, mas sim com o conteúdo que este vai apreender, independente da forma como isto vai acontecer; o que ocorre aqui e o Filme mostra bem isto, é que o estado psicológico e emocional tanto no que se refere a acontecimentos passados como presentes influenciam de forma determinante no aprendizado do aluno, então é praticamente impossível um bom desempenho educacional sem dá a devida importância a estes aspectos.
O nome Escritores da Liberdade sugere exatamente uma educação pautada em uma liberdade de expressão seja qual for a raça, a religião ou a cultura; assim o educando poderá elaborar suas próprias opiniões mediante um ambiente propício, lembrando que, não existe uma metodologia formada incondicionalmente, ou pelo menos é bom que não se tenha, pois de acordo com a relação educador-educando é que esta será formulada, neste trecho pretendemos fazer uma ligação com as colocações de Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia, em que o processo para se chegar a esta autonomia se dá em meio a uma generosidade entre educando e educador, no sentido de aceitação de ambas as colocações e verificação dos valores que regem a vida destes, daí a necessidade de conhecer e dialogar sobre a realidade do educando; para Luckesi, na obra acima mencionada, o que direciona a vida do homem em sociedade, são os valores morais, religiosos, culturais ou étnicos e a filosofia é a peça fundamental na avaliação destes valores.
Existe todo um contexto social do qual o aluno faz parte, então como é possível pensar uma boa aprendizagem desvinculada destes aspectos? O filme trata bem esta questão, quando dá vida e importância às condições do meio social, incluindo: situações familiares, drogas, violência, discriminação, etc.; que são circunstâncias pelas quais os educandos passam e que exercem de forma expressiva influência no desenvolvimento do aluno. Em determinado momento do filme, a professora percebendo a dificuldade e rebeldia dos alunos em sala de aula, pensou estratégias que reduzisse as diferenças entre eles, criando, por exemplo, um jogo da verdade em que as pessoas se aproximavam umas das outras todas às vezes que as perguntas feitas pela professora retratasse situações vivenciadas por eles, e para evitar um confronto direto entre os mesmos ela se utilizou de uma fita que demarcava o lugar que cada um deveria parar.Com isto, a Professora trouxe uma harmonia não só para a sala de aula como também para o cotidiano de seus alunos, que a partir daquele momento conhecendo melhor uns aos outros, se sentiram fazendo parte de um todo ou de uma família, pois como são integrantes de um mesmo país e de um cotidiano que engloba todos os problemas acima mencionados, é evidente a semelhança entre eles, o que gera a necessidade de apoio e passagem do individual para o coletivo; admitindo isto, passaram a trabalhar em grupo obtendo assim um melhor desempenho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério, 2º grau, Série formação do professor).

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