sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A ATUALIDADE DO MITO DA CAVERNA




Mesmo tendo sido escrito antes de Cristo o mito da caverna (Platão) se relaciona perfeitamente com nossa atual realidade, onde os jovens vivem na realidade confortável passada pelas imagens da televisão, aumentando a alienação, o conformismo e o consumismo, produzindo seguidores do que a mídia determina.
A televisão tem a tendência de tirar o telespectador de seu meio real e o leva para outra realidade, onde se produzem regras para todos, impondo conceitos de belo, de feio, de bom, de ruim, a maioria das pessoas que assistem adotam esses conceitos como verdadeiros, não param para observar o que realmente há em volta deles, não abrem os olhos para contempla a vida.
O consumismo exagerado é outro problema da juventude, veiculado pela mídia que manipula os desejos. A publicidade tem a juventude como foco principal, e eles vêem o consumismo como o verdadeiro sentido da vida e quando eles não possuem mais dinheiro não podem ser felizes, não podem se realizar como pessoa. Há nesse momento uma renúncia da própria liberdade para se tornarem o que a propaganda impôs.
Eles simplesmente se acomodaram a viverem acorrentados, ficam na frente da televisão deixando que implantem idéias nas suas cabeças. As imagens na caverna já se tornaram reais para a maioria deles. Estão passivos diante de tanta corrupção, miséria e outros absurdos, quando podem contestar, indagar, opinar ou ao menos se espantar, mas quase nada fazem. A maioria dos jovens não se opõe a nada do que já está estabelecido. Devem se libertar e serem eles mesmos, ter desejos próprios. Assim eles veriam coisas novas, sentiriam novas sensações, e seria também desagradável, pois veriam que tudo que eles viveram até agora não era nada, era irreal e veriam que não sabem de nada.

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