sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Filosofia... qual sua utilidade?!#"




Entrando no curso de filosofia, logo na primeira aula, que era de lógica, já quase no final da aula, um dos colegas pergunta ao professor: -o que é a filosofia?? Esperava que na primeira aula fosse a primeira coisa explicada!! -ele disse.
Em cada livro de introdução à filosofia encontramos um conceito diferente e isso é bom porque assim ampliamos o que já temos estabelecido. A explicação mais comum é dada a partir da sua etimologia, como explica Marilena Chauí em Convite à Filosofia (2000):

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.


Algumas pessoas demonstram ter preconceito, acham a filosofia inútil, mas o que é a inutilidade??? É preciso filosofar até nesse momento... dizem ainda que “a filosofia é uma ciência com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual” (rsrs... Aff). Na contemporaneidade exige-se exatidão e como a filosofia não dá essa exatidão imediata ela é marginalizada, não lembramos que as ciências surgiram a partir de um questionamento:

O saber é filosófico enquanto não almeja ás certezas definitivas sobre a realidade, mas quando isso acontece surge as ciências... Todo o estudo dos corpos celestes, que hoje pertence a astronomia, se incluía outrora na filosofia. De maneira semelhante, o estudo da mente humana era uma parte da filosofia e tornou-se ciência da psicologia. RUSSELL, Bertrand.Os Problemas da Filosofia (1912).


Então nosso professor respondeu: - Não quero limitar a filosofia a um conceito, ainda hoje estou buscando essa explicação, se eu dou um conceito para vocês vou privar vocês da procura por essa explicação por que vocês vão achar que já sabem, e como dizia Kant: “Não se aprende filosofia, mas a filosofar”.
Sem o espanto e a reflexão constante sobre a realidade e sobre o que já está estabelecido seria a destruição do homem ou pelo menos a redução dele a condição de objeto.

-Qual seria então a utilidade da Filosofia?

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil;se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil;se buscar compreender a significação do mundo,da cultura,da história for útil;se conhecer o sentido das criações humanas nas artes,nas ciências e na política for útil;se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil,então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.(Marilena Chauí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário